Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Notícias

CAPITÃO DOS PORTOS DE SERGIPE MINISTRA PALESTRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SERGIPE

Na última terça-feira, 04 de dezembro, o Capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) uma palestra sobre a Marinha do Brasil com ênfase nas atividades desenvolvidas durante o ano pela Capitania dos Portos em Sergipe.

Durante a sua apresentação, o Capitão dos Portos de Sergipe teve a oportunidade de divulgar a importância econômica e social das atividades ligadas ao mar, direta ou indiretamente, e os seus benefícios para o povo brasileiro, e principalmente, a população sergipana. Foram destacados assuntos como a ampliação da fiscalização com relação às embarcações que fazem o transporte de passageiros, além das motos aquáticas e lanchas de esporte e recreio, que por diversas vezes estão associados com uso de bebidas alcoólicas, reforçando a necessidade de atuação frequente da CPSE nos rios sergipanos.

A atuação social da CPSE foi grande destaque na apresentação aos deputados estaduais,  como o Programa Forças no Esporte (PROFESP) que recebe 50 alunos da escola municipal Bebé Tiúba, sendo reforçado pelo programa “Navegar”, com o recebimento de 10 embarcações da classe “optmist”, as crianças desfrutarão da prática da navegação à vela, esporte que já rendeu muitas medalhas olímpicas ao Brasil.

Outro programa de destaque da CPSE no ano foram as duas edições da Operação Limpeza do Mar. A primeira edição recolheu 1 tonelada de lixo da Orla Por do Sol, no Mosqueiro, contanto com a participação da tripulação, SOAMAR/SE e Escoteiros do Mar. A segunda edição contou com ação conjunta com diversos órgãos e entidades, tendo sido recolhidos mais de 4 toneladas de lixo das margens do Rio Vaza-Barris, Croa do Goré, Ilha dos Namorados e, principalmente, na Praia do Viral, importantes pontos turísticos de Sergipe.



Mais adiante, o Capitão dos Portos ressaltou a importância do projeto “Inclusão no Mar”, que objetiva despertar a mentalidade de inclusão nos proprietários de embarcações com a realização de passeios de barco para grupos de deficientes mentais, crianças com câncer, crianças de orfanatos e na próxima edição, em comemoração ao Dia Nacional dos Cegos, será a vez dos deficientes visuais desfrutarem de um importante ponto turístico de Aracaju: a Crôa do Goré.

A Deputada Estadual Maria Mendonça ressaltou a importância das ações da CPSE para Sergipe: “A Capitania dos Portos demonstra um compromisso muito forte com a nossa sociedade, acima de tudo apresentando projetos de inclusão social, cuidados com nossas praias, rios e mares, segurança dos banhistas, garantindo assim resultados esplendorosos. Parabenizo a todos os integrantes da Capitania, na pessoa do Comandante Black, pelo excelente trabalho e que ele continue disseminando essas ações em todo o nosso estado”.

 

Fonte: CPSE

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil