Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Notícias

Dia do Marinheiro – 13 de Dezembro de 2018

O Capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, Capitão dos Portos de Sergipe, convida para a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, a se realizar dia 13 de dezembro, a partir das 10h. Na ocasião, será realizada a imposição da medalha Amigos da Marinha aos agraciados do ano de 2018. A solenidade acontece na sede da Capitania dos Portos de Sergipe, Av. Ivo do Prado, 752, bairro São José.

Dentro das comemorações do Dia do Marinheiro, acontece no domingo, 16 de dezembro de 2018, a partir das 08h, na sede do ICAJU, o retorno da Regata Dia do Marinheiro, que faz parte do calendário náutico de Sergipe. O rio Sergipe será o cenário de regatas de barcos à vela, stand-up paddle, caiaques e canoas de pescadores.

O Capitão Black ressalta ainda a parceria do Iate Clube de Aracaju (ICAJU) e o apoio do Comodoro Eugênio Sobral, na disseminação da mentalidade marítima no Estado. Vale destacar vários eventos realizados em conjunto:

 - retomada do Projeto Navegar, onde será ensinado aos alunos de escolas municipais a arte de velejar, dentro do Programa Forças do Esporte - Segundo Tempo;

 - batismo do primeiro barco dos Escoteiros do Mar Baden Powell, o "Amazônia Azul I", que ficará sediado no ICAJU; e

 - o retorno da Regata Dia do Marinheiro no calendário náutico de Sergipe.

REGATA DIA DO MARINHEIRO

16 de dezembro de 2018 

Capitania dos Portos de Sergipe – Iate Clube de Aracaju

Aracaju - Sergipe – Brasil

AVISO DE REGATA

  1. REGRAS:

A Regata será disputada de acordo com as Regras de Regatas a Vela da World Sailing, edição 2017/2020. Será uma regata festiva, com percursos adequados e ajustados de forma que permitam a visualização do público em terra.

  1. PROPAGANDA:

Barcos que exibam ou pretendam exibir propaganda conflitante com os patrocinadores ou em desacordo com interesses da Autoridade Organizadora do evento (CPSE – ICAJU) deverão informar, por e-mail, com antecedência mínima de 03 (três) dias da regata e aguardar a resposta da Autoridade Organizadora, podendo ter a inscrição recusada antecipadamente.

  1. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:  

As inscrições poderão ser feitas no ICAJU, no dia 16 de dezembro, a partir das 08:00. No ato da inscrição, deverá ser informado a Classe-Categoria na qual o competidor disputará a Regata.

Menores de 18 anos deverão ter sua ficha de inscrição assinada pelo responsável.

Classes elegíveis:

  1. Monotipos: Optimist, Laser Std, Dingue, Day Sailer, Snipe, HobieCat 14 e 16 e Windsurf (Race Board).
  1. Stand-Up Paddle: kids (obrigatório uso colete), Fun Race e Race.
  1. Caiaque: Surf Ski e Kayak Fishing.
  1. Canoa:  de Pescadores à vela, canoa OC1 e canoa OC6.
  1. TAXAS:

Será cobrada taxa de inscrição de R$ 35,00 por indivíduo participante, podendo participar de no máximo 2 classes-categorias, sendo isento da taxa somente os integrantes da canoa de pescadores à vela. No ato da inscrição será entregue a camisa comemorativa do evento.

  1. PROGRAMA BASE:

Data

Hora

Descrição

15/12/2018

09:00

Dia Experiencial de Vela

16/12/2018

08:00

Cerimônia de Abertura

16/12/2018

08:45

Largada Stand-up Paddle

16/12/2018

09:15

Largada para Optimist

16/12/2018

09:30

Largada para Windsurf - canoa OC1

16/12/2018

10:00

Largada para caiaque

16/12/2018

10:20

Largada para OC6

16/12/2018

10:30

Largada para demais Monotipos, com intervalos 3 minutos

16/12/2018

11:20

Largada para canoa pescadores à vela

16/12/2018

12:30

Cerimônia de Premiação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 15DEZ será realizado um Dia Experiencial de Vela, onde todos os competidores poderão disponibilizar os seus barcos, voluntariamente e sem ônus, para velejarem juntos com os integrantes do Grupo Escoteiros do Mar Baden Powell e os Alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP-NAVEGAR) atendidos pela Capitania dos Portos de Sergipe, permitindo uma atividade experiencial de vela para esses grupos.

  1. INSTRUÇÕES DE REGATA 

As Instruções de Regata estarão disponíveis no dia do evento, em local próprio próximo à garagem de barcos, e o seu conhecimento e entendimento deverá ser assinalado na Ficha de Inscrição, obrigatoriamente, pelos participantes.

  1. LOCAL:  Iate Clube de Aracaju.

                Endereço: Av. Beira Mar, Praia Treze de Julho - Treze de Julho, Aracaju - SE, 49020-010.

         Área de Regatas: Rio Sergipe.

  1. PRÊMIOS

Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, com no mínimo 3 embarcações inscritas. As demais premiações possíveis estarão à critério dos organizadores, de acordo com o número e classe de barcos que se apresentarem para a Regata.

  1. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Os participantes conduzirão as embarcações na Regata por seu próprio risco. Considere a Regra 4 – Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com as regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

Capitania dos Portos de Sergipe - Assessoria de Comunicação Social

Tel: (079) 3711-1603 – email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

https://www.marinha.mil.br/cpse/

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil