Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Notícias

Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher

A Capitão de Corveta Rosângela dos Santos Farias, 47 anos, será a primeira mulher a assumir a chefia do destacamento do Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT). Durante quatro meses, de abril a julho de 2018, a pedagoga pertencente ao Quadro Técnico da Marinha do Brasil, terá o desafio de comandar aproximadamente 30 militares que atuam no local e executar atividades rotineiras como a administração da própria Ilha e apoio às pesquisas desenvolvidas no POIT.
 
Para a Oficial, a oportunidade de desempenhar essa função até então ocupada somente por homens, só reafirma o compromisso da Instituição com a igualdade de gênero e a valorização pela meritocracia. “Primeiramente, sinto muito orgulho por fazer parte da Marinha. Nós somos a primeira força a promover uma mulher ao posto de oficial general. Ela é pioneira ao oferecer esses espaços para nós. Estou muito grata pela oportunidade”, declarou.
 
Em 17 anos na Marinha, esta será a primeira vez que a Capitão de Corveta Rosângela ficará tanto tempo longe de seus familiares. Segundo ela, o desejo tão almejado desde que entrou na Força veio na hora certa. “Minha família está me dando total apoio. Não é de hoje que sonho em ir para a Ilha da Trindade. Será um grande desafio, e espero fazer jus a essa função que a Marinha me confiou”, conclui.
 
O POIT é um destacamento isolado do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN). Entre as atribuições do destacamento estão: realizar observações meteorológicas, maregráficas, e outras atividades de natureza técnica, segundo as normas e instruções emitidas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação; executar ação de vigilância, no que diz respeito ao movimento de navios e aeronaves nas proximidades da Ilha; cooperar no acompanhamento do tráfego marítimo; preservar as características ecológicas da Ilha e do ambiente marinho circulante, contribuindo para a proteção do meio ambiente e combate à poluição em qualquer de suas formas; e servir de base de apoio a grupos que realizem na área atividades autorizadas ou determinadas pelo Comandante do 1° DN.
 
A Ilha da Trindade localiza-se na extremidade oriental da cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade e possui uma extensão de 9,2 Km2, fortemente acidentada, com elevações que atingem até 600m. Surgiu a três milhões de anos de uma zona de fraturas que se estende desde a plataforma continental brasileira e concentra um grande número de aves marinhas, caranguejos e tartarugas.
 
Fonte: www.marinha.mil.br

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil