Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Notícias

Lixo leva 200 voluntários ao litoral aracajuano

Cerca de 200 voluntários se espalharam neste sábado, 16, pelas praias aracajuanas para ajudar a reduzir a quantidade de lixo presentes no local. O grupo também tentou conscientizar a população sobre o impacto do material descartado. Camisinhas e copos usados foram alguns dos itens mais encontrados pelo litoral. A ação comemora o Dia Mundial de Rios e Praias Limpas.

Intitulada “Ajuda Aju”, o projeto foi desenvolvido pelo Receptivo Aju, em parceria com o Aju Hostel e o Projeto Tamar e atraiu a ajuda de alunos e professores do Instituto e da Universidade Federal de Sergipe (IFS e UFS). A estudante Greice Kelly, 22, do curso superior de Gestão em Turismo do IFS lembrou que a proliferação do lixo influencia negativamente a vida marinha e dos seres humanos. “Os animais acabam ingerindo a poluição e nós, humanos, podemos ser contaminados por doenças e infecções a partir do lixo”, refletiu. “De pouco em pouco, o lixo se acumula. A gente acha que é uma besteira, mas cada material jogado faz diferença”, diz Greice.

No grupo também estava uma adolescente de 13 anos que se interessou pela ação. Para ela, a solução seria cada um se responsabilizar pelo próprio lixo “Cada um poderia trazer uma bolsa para jogar o que usasse”, disse Ane Mirela.

Também do curso de Gestão Tamires Santos, 24, lembrou como a conservação das praias limpas é importante para turismo. “É necessário manter o espaço agradável para estimular a movimentação turística em Aracaju”, destacou.

Além da limpeza das praias, o grupo também realizou a soltura de tartaguras marinhas sob o auxílio do Tamar.

 

Fonte:Portal Infonet

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil