Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Notícias

Criação do Parque das Dunas, em Sergipe, depende apenas de um decreto

Entre os municípios sergipanos de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, uma área de 2.140 hectares guarda ecossistemas de restingas e manguezais, dunas e lagoas, além de um valioso aquífero, considerado o segundo maior do estado. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), já existe o projeto instituindo essa área como de preservação - o Parque Estadual das Dunas -, falta apenas a assinatura do decreto que autorize sua criação. 

O assunto foi discutido em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), entre o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Olivier Chagas, a procuradora da República Lívia Tinôco e o prefeito do município da Barra dos Coqueiros, Aírton Martins.

Segundo Olivier Chagas, a criação do Parque é importante para a preservação da área de restinga ─ protegida por lei e fixadora natural das dunas. “A duna protege o aquífero. Sem ela, o aquífero se perde. Acredito que muito em breve será criado esse Parque das Dunas”, disse. 

A procuradora Lívia Tinôco tem acompanhado de perto as discussões sobre a concepção do parque e diz que a criação da Unidade de Conservação trará proteção para a área das dunas, que abarca tanto o município da Barra quanto Santo Amaro das Brotas, além de proteger o segundo maior aquífero do estado.

“Há uma preocupação ambiental muito grande com aquela área porque ela vem sofrendo pressões por meio de grilagem de terra, invasões, e nós temos que trabalhar todos juntos, o Estado, os municípios e o MPF, pela proteção daquela área e criação do Parque”, afirmou.

Lívia explica que essa é uma Unidade de Conservação que não passará por nenhum tipo de conflito porque não atinge áreas particulares que precisem ser posteriormente indenizadas. Praticamente toda área é da União, o que torna o projeto viável e de baixo custo. Ela diz também que todo processo de criação já foi realizado. “Já temos pronta uma minuta para criação da Unidade, um decreto que estabelece o polígono todo. Estamos com todo o processo em fase final. Agora é mais um trabalho de diálogo para a assinatura do decreto de criação do Parque”, assegurou a procuradora.

De acordo com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Aírton Martins, a criação da Unidade de Preservação é importante para o meio ambiente, haja vista que existe uma área se degradando por conta de invasões, então é a garantia do futuro da preservação do meio ambiente na cidade. “O Parque vai se tornar muito importante até para o turismo ecológico, para incentivar as pessoas a conhecerem a região, que é muito bonita", disse ele, parabenizando o secretário Olivier pelo empenho na criação do projeto.

 

Fonte: www.f5news.com.br

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil