Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Esportes Aquáticos

Surf sem limite de idade

 

Quem pensa que os termos terceira idade e aposentado estão relacionados a uma vida tranquila e a uma rotina sem muitas novidades precisa voltar seus olhos para o mar. Mais especificamente para as ondas, onde estão os novos surfistas da atualidade: os surfistas da terceira idade.

 

O surf, esporte considerado radical, está caindo no gosto das pessoas mais velhas. E lhes trazendo um grande benefício para a saúde. De acordo com o instrutor de surf Ernesto Bolanho Hecker, da Marreco Surf Escola (SC), além do alongamento, a modalidade desenvolve força, velocidade, resistência e flexibilidade. No entanto, motivação e saúde física são fatores importantes para que um idoso venha a aprender o esporte.

 

Pré-requisitos

 

Para iniciar a prática, é importante que o idoso atenda a alguns pré-requisitos. São eles:

 

• Saber nadar: o iniciante deve se sentir seguro para nadar, principalmente quando perder a prancha.
• Atividade física complementar: a prática de uma atividade física complementar é muito interessante para o bom desempenho no surf. Para isso, é importante que o aluno tenha tempo livre e seja organizado para administrar suas atividades.

 

Na opinião do instrutor, exercícios como natação, caminhada, corrida ou musculação podem melhorar o desempenho no esporte. Quanto ao aprendizado, não se trata de algo complicado, mas requer tempo e dedicação. “Os cuidados com os idosos são os mesmos de qualquer outro aluno, os riscos diminuem se a prática for maior”, explica.

 

Tempo de aprendizado

 

O tempo, em média, depende da frequência com que o surfista entra em ação. De acordo com Hecker, o tempo estimado é de três a quatro meses, isso se o aluno fizer no mínimo duas aulas por semana. “O nível básico de condicionamento para iniciar a atividade é o de um nadador que consiga nadar 50 metros em uma piscina, em um tempo razoavelmente rápido, comparado ao seu nível de faixa etária”, afirma. 

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil