Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Esportes Aquáticos

Canoagem

Canoagem é um esporte náutico, praticado em um caiaque ou canoa. Em competições, as disputas podem ser individuais, em dupla, ou em quatro pessoas.

 

Tanto canoas como caiaques podem ser construídos com os seguintes materiais: resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, plástico injetado ou rotomoldado – polietileno ou, como é mais comum, com resina de poliéster reforçada com fibra de vidro. O formato aerodinâmico e a escolha do materialdependem da modalidade no qual a embarcação será utilizada.

 

A canoagem certamente surgiu a partir da necessidade dos homens de navegar pelos rios. Existem dúvidas a respeito da época em que foram feitas as primeiras embarcações desse tipo. Alguns historiadores defendem que se originou entre os egípcios no séc. XV a.C. Porém, os historiadores mais renomados datam no século XVI o primeiro registro das canoas. Segundo esses registros, as canoas eram feitas de madeira e peles pelos índios americanos, que as utilizavam para buscar seus alimentos nos rios e lagos canadenses.

 

Já os caiaques têm origem na Groelândia onde eram utilizadas para a pesca e trabalho aos esquimós. Assim como as canoas americanas, os caiaques eram forrados com pele de foca e calafetados com a gordura das articulações das mesmas.

 

O uso de canoas e caiaques como prática esportiva ocorreu pela primeira vez em 1864, quando o escocês MacGregor percorreu os rios da Inglaterra com seu caiaque Rob Roy. A primeira regata aconteceu na Bélgica em 1877. Em 1943 o imigrante alemão José Wingen começou a praticar a canoagem no Brasil, ainda como um esporte informal.

 

Passou a ser um esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, com a modalidade Velocidade (rios ou lagos de águas calmas). Desde 1992, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, a modalidade “Slalom” (rios com corredeiras) também passou a fazer parte do quadro de medalhas.

Porém, existem várias outras modalidades, como:

 

Adaptada – para portadores de necessidades especiais.

 

Descida – descer corredeiras com velocidade, no menor tempo possível.

 

Maratona – longas distancias.

 

Oceânica – disputado em águas marinhas, com percurso em carta náutica, no menor tempo possível.

 

Onda – disputado entre as ondas, é visto como a mais radical modalidade.

 

Caiaque Pólo – disputado entre dois times com cinco canoístas, essa modalidade é disputada em piscina de 30 x 20 metros, sendo o objetivo marcar gols.

 

Rodeio – também conhecida como “Freestyle”, consiste na realização de manobras.

 

As competições realizadas nos Jogos Olímpicos podem ter distâncias de 500 e 1000 metros.

Fonte: http://www.cbca.org.br/

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil