Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Esportes Aquáticos

Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.

 
Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.
 
A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por estrada de Piçarra.
 
A Ilha Grande possui dois atracadouros. O primeiro construído pelo governo municipal consiste numa pequena ponte com uma escada em sua extremidade.
 
O segundo de iniciativa particular de uma empresa, é um porto particular com acesso público e consiste numa ponte tendo em sua extremidade um pier flutuante que permite acompanhar o nível das marés. Possui em seu eixo longitudinal aproximadamente seis quilometros de extensão e no eixo transversal aproximadamente setecentos metros.
 
A Ilha Grande possui um clima agradável, com uma fauna rica e vegetação exuberante, formada por centenárias mangueiras que se misturam ao vasto coqueiral, incluindo inúmeros exemplares de cajueiros, goiabeiras, genipapeiros e jaboticabeiras.
 
A grande maioria das habitações da Ilha Grande, situa-se na parte leste. A Ilhota, formada pelas grandes marés de março, divide a ilha em duas partes, ficando na extremidade oeste o lugarejo denominado Traipu, onde predomina uma vegetação composta em sua grande maioria de coqueiros e mangabeiras.
 
Tem como limites geográficos a leste com o rio Paramopamba, ao sul com a Barra da Ponta Grossa e o encontro das águas do rio Paranopamba e Vasa-barris. A oeste com o rio Vasa-barris e o povoado Costa do Pau d'Arco. ao norte com o município de Itaporanga d'Ajuda.
 
A Ilha Grande possui como entidade representativa social, a ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DA ILHA GRANDE, que teve como seu primeiro presidente um de seus fundadores, o Senhor Pedro Américo Pereira. Colonizada pelos jesuítas, a Ilha Grande possui uma Capela, cuja construção data de 1933. As festas populares são comemoradas pelos nativos em janeiro, com a Procissão do Senhor dos Navegantes, em maio com a Festa da Santa Cruza, padroeira da Ilha, e a Entrada do Mês de Junho, com a festa do Samba de Coco. O Forró da Mangueira se realiza em data móvel durante o ano.
 
Fonte: cidadesaocristovao.blogspot.com

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil