Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Esportes Aquáticos

Como funciona o Wakesurf

 

Wakesurf
© iStockphoto.com/Silvrshootr

Morar longe da praia não é mais uma barreira para quem quer encontrar boas ondas para surfar. Wakesurf, esporte aquático relativamente novo e derivado do wakeboard, está se tornando cada vez mais popular entre os novatos bem como entre os atletas mais experientes. Apesar de ser um esporte bastante jovem, já há um campeonato mundial realizado anualmente além de inúmeras outras competições dos mais diversos níveis ao redor do mundo. Adeptos do wakesurf dizem que ele é mais seguro em comparação a outros esportes aquáticos e mais fácil também para quem quer aprender.

No wakesurf o surfista pega onda atrás de uma lancha. Para isso ele deve ficar em pé sobre uma pequena prancha (1.5 m) e surfar literalmente nas ondas produzidas pelo barco a motor, sem estar preso a ele. Os barcos são carregados com peso extra para aumentar a quantidade de ondas e tornar o esporte ainda mais desafiador. De vez em quando, o barco tem tanto peso extra que parece que vai até mesmo virar, mas essas, na verdade, são condições ideais para produzir uma boa onda. O capitão do barco pode até mesmo solicitar aos passageiros que mudem de lado para adicionar lastro extra nessa área.

O wakesurf começa com um surfista deitado na água e com os pés na prancha, pronto para levantar-se rapidamente. O surfista segura um cabo de reboque assim que a lancha começa a acelerar. Ele então coloca-se de pé rapidamente sobre a prancha, solta o cabo e surfa nas ondas produzidas pelo barco. Um surfista pode pegar a mesma onda por cerca de 5 minutos, e os mais avançados fazem até mesmo manobras mais arriscadas [fonte: Regenold].

Mas como uma lancha pode criar ondas tão parecidas com as do oceano? E é mesmo possível fazer giros e manobras até mesmo aéreas em um lago relativamente calmo? Continue lendo para saber mais sobre este esporte - começando pela física que envolve o wakesurf.

Fonte: HowStuffWorks Brasil

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil