Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Dica da Semana

O transferidor de líquidos Guarany alcança cantinhos escondidos do porão e do tanque de combustível

Quando alguém precisa tirar o resto do combustível do fundo do tanque, é sempre um problema: ou você vai derramar boa parte no casco durante a operação ou vai beber gasolina se usar uma mangueira para tirar o líquido via sucção.

Para resolver os dois problemas, a marca nacional Guarany (www.guaranyind.com.br) — a mesma das tradicionais bombas pulverizadoras Fritz — criou o Multi Extrator, um prático transferidor de líquidos manual que faz o serviço sem que você suje as mãos (ou a boca!). O equipamento, composto por bomba, recipiente plástico de alta resistência, duas mangueiras e algumas válvulas, funciona com qualquer tipo de líquido: água, combustíveis e até óleos.

Por meio de uma bomba, que gera vácuo (ou comprime o ar) ao ser acionada manualmente, o líquido é sugado para dentro do compartimento plástico, que armazena até seis litros — o suficiente, por exemplo, para tirar o óleo do cárter da maioria dos motores quatro tempos a gasolina. Após retirar o líquido, é possível transferi-lo para um lugar apropriado para descarte ou, se for o caso, reuso. Um prático suporte para o apoio do pé auxilia o manuseio da bomba e um botão indica se queremos sugar ou expulsar o líquido armazenado. As mangueiras (uma mais fina, de náilon, com 1 m de comprimento, e outra, com 1,60 m) são feitas de material resistente e que não dobram com facilidade, o que permite a vazão de líquidos sem interrupção.

No nosso teste, usamos o equipamento em um tanque de gasolina de uma lancha com motor de popa. O diâmetro das duas mangueiras que compõem o conjunto é pequeno, o que dificulta a retirada de gasolina e óleo diesel, mas, por outro lado, facilita a extração em lugares de difícil acesso, como o fundo do cárter dos motores. Seguindo as instruções do fabricante, realizamos 25 movimentos rápidos de sobe e desce na bomba, para criar a força de sucção, e mergulhamos a ponta da mangueira fina até a parte mais funda do tanque de combustível. Após isso, pressionamos a válvula de descarga. Lentamente, a gasolina foi sendo sugada automaticamente para dentro do recipiente. Depois, fizemos o mesmo processo de sucção, mas com a mangueira de diâmetro maior: o tempo para coleta da gasolina foi menor, comparado ao da mangueira mais estreita.

Em seguida, fizemos o inverso: transferimos a gasolina do Multi Extrator para um compartimento portátil de 25 litros. Invertemos a posição das válvulas na bomba, bombeamos as 25 vezes e acionamos a válvula de descarga. Neste caso, a operação de descarte foi bem mais rápida do que a de sucção, principalmente porque deixamos o equipamento em um nível acima do tanque de gasolina, para ajudar no processo.

Além de eficiente e indicado para todos os donos de barcos e marinas, o transferidor de líquidos nacional da Guarany chama a atenção pelo bom acabamento das peças que compõem o conjunto e pelo preço: apenas R$ 260.

Fonte: www.nautica.com.br

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil