Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Dica da Semana

Segurança para uma boa navegação

Segurança para uma boa navegação

Em barcos menores confira sempre se o bujão que fecha a saída de água está no lugar antes de colocar o barco na água.

Se seu motor for a gasolina confira se não existe gás na parte de combustão.


Sempre informe a marina, iate clube ou condomínio sobre seu destino e horário de volta.

Em barco menores use sempre o corta-circuito, assim se houver uma eventual queda o motor será desligado.


Para brincar de esportes náuticos (jet, esqui, kitesur, wakeboard, bananas etc...) utilize sempre coletes salva vidas.


Tenha a bordo coletes salva-vidas para todos a bordo.

Antes de sair mostre a todos onde ficam os equipamentos de segurança do barco, principalmente o local dos coletes salva-vidas.

Em embarcações do tipo veleiro quando o mar estiver bravo, é necessários usar colete salva-vida ligado a um cabo-guia preso ao convés.


Sempre desligue o motor quando alguém for subir da água para o barco, do contrário o motor pode ser engatado acidentalmente.


Proíba que fiquem no solário ou na borda do barco durante a navegação.


Redes de proteção presas no guarda mancebo são fundamentais quando se tem criança pequena ou animal a bordo.

Todo barco deve ter uma caixa de primeiros socorros.
Fique atento nos prazos de validades de extintores e foguetes sinalizadores.


Os extintores e bóias devem ficar em lugares de fácil acesso.

Se a buzina não estiver funcionando, mantenha um apito no pescoço, ele pode evitar um acidente e é obrigatório em nevoeiros.

Tenha sempre uma cuia ou um balde para tirar a água do porão, se as bombas quebrarem ou não derem conta do recado.

 

É fundamental ter uma mascara de mergulho para poder tirar algum cabo enroscado no hélice ou checar o estado do casco depois de uma colisão.

Se for navegar onde existem muitas pedras, leve uma hélice de reserva e uma chave apropriada para uma eventual troca.


Deixe sempre a vista no barco os quadros do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar.

 

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil